
Os boletos aparecem todo começo de mês, e é preciso organização e estar em dia com as contas para não acabar com dores de cabeça e dívidas. Pois, são variadas contas, como água, luz, telefone, cartão, mensalidade escolar, entre outras.
Mas, apesar de ter os pagamentos em dia, a Sabesp pode sua água sem te avisar. Descubra o que você deve fazer nesses casos.
Quando a água pode ser cortada?
A Sabesp tem o direito em cortar sua água, caso sua conta esteja atrasada em até 30 dias, após o vencimento. E isso é de acordo com a Lei 8.987/95, sobre o “regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos”.
Porém, a empresa precisa emitir um aviso ao consumidor que haverá o corte com 15 dias de antecedência.
Caso não haja esse aviso, o corte pode ser considerado como indevido e você pode protestar contra a empresa. Mas, se a Sabesp avisar que você corre o risco de ficar sem água, o prazo para isso acontecer é de até 15 dias.
Conta Vencida
A sua conta poderá ser paga, independente se for após a data do vencimento. O que acontece é que, na conta do próximo mês, virá com as taxas de juros em cima da quantidade de dias que ficou em atraso.
E caso você pague com atraso, a Sabesp pede para que você entre em contato com a empresa e comunique o ocorrido, para que ela saiba que você já efetuou o pagamento e não precisa emitir aviso do possível corte de água. Para isso, você precisa informar:
- Código do banco onde foi efetuado o pagamento;
- Data do pagamento;
- Autenticação bancária constante no documento de pagamento.

Após o acerto das contas, a Sabesp tem de 24 a 48 horas para religar o abastecimento de água da sua casa.
Qual o procedimento para religar o abastecimento de água?
Para solicitar a religação do abastecimento de água na sua casa, é preciso ir até uma unidade da Sabesp, após o pagamento da fatura atrasada. Para saber mais, clique aqui.
No posto, você apresenta a fatura paga da conta e, assim, a empresa autoriza religar o abastecimento de água em sua casa. Não há um prazo fixo para isso, mas, normalmente, isso acontece entre 24 e 48 horas após a solicitação.
Como parcelar uma conta atrasada?
Caso você tenha mais de uma conta em atraso e a Sabesp cortar o fornecimento de água, você pode renegociar sua dívida. É possível fazer isso em um dos postos que você pode encontrar, como foi citado acima ou também pelo próprio site da empresa.
Se você optar pelo parcelamento virtual, você pode dividir sua conta em até cinco vezes, caso sua dívida seja de até R$ 1 mil e também desde que não tenha um outro parcelamento em andamento.
Além disso, negociando sua dívida pelo site, você evita filas e tem um pouco mais de comodidade em estudar as parcelas e verificar qual a melhor forma de quitar suas dúvidas.
Quais são os contatos da Sabesp?
A Sabesp oferece diversos canais de atendimento ao cliente. Você pode entrar na Agência Virtual para tirar dúvidas frequentes ou também solicitar um Atendimento Virtual, em que você conversa online com um atendente.
Mas também há os contatos via telefone, que são:
- Serviços Emergenciais: 195;
- Região Metropolitana: 0800 011 9911 (de segunda a sexta, das 7h às 21h);
- Interior e Litoral: 0800 055 0195 (de segunda a sexta, das 7h às 21h; sábado, das 8h às 17h; domingo, das 10h às 16h);
- Ouvidoria: 0800 0550565 (de segunda a sexta, das 8h às 18h).
E você? Já teve algum problema com a Sabesp? Conta pra gente a sua experiência nos comentários. E não se esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!