
O desconto duplicatas é muito comum dentro da realidade empresarial, pois é utilizado para garantir os recursos financeiros que são usados para os custos operacionais. É muito importante para aprimorar a organização financeira da sua empresa.
Funciona como um adiantamento de capital, no qual o banco antecipa uma duplicata e cobra taxas para que isso seja realizado. Sendo assim, é de extrema importância que conheça bem como o desconto de duplicatas funciona.
Por isso, separamos algumas informações para te ajudar na gestão financeira da sua empresa:
O que é o desconto de duplicatas?
Esse documento é emitido junto a NF (Nota Fiscal) quando se realiza compra e venda. A duplicata nada mais é que um título de crédito que comprova o contrato entre duas empresas, informando o valor e o vencimento da NF.
Então, a duplicata descontada é a promessa de recebimento de um determinado contrato que vai ser utilizado como garantia, a fim de que o banco libere crédito para a sua empresa.
Essa transição financeira também é nomeada como antecipação de recebíveis e que se trata de um adiantamento financeiro que só entraria no caixa da empresa futuramente.
É importante destacar que sua empresa continua responsável pelo pagamento, mesmo após a transferência de título para o banco. Isso acontece quando a outra empresa entra em estado de inadimplência.

O desconto de duplicatas pode te ajudar a organizar sua empresa.
Tipos de descontos duplicatas
Leia a seguir sobre as diversas opções de desconto de duplicatas:
Cobrança simples
Neste tipo, a empresa que possui a duplicata vai até o banco e desconta. Após isso, o comprador realiza o pagamento assim como foi realizado no acordo.
Essa operação é bem simples. Mas, você precisa se atentar a uma questão, se a empresa não quitar a duplicata, o valor será retirado da empresa que fez a venda do produto e realizou o desconto da duplicata.
Ou seja, caso você tenha uma duplicata e quer fazer o desconto através da cobrança simples, terá o adiantamento. Entretanto, caso o seu parceiro não cumpra com o acordo da operação, a sua empresa que será responsabilizada.
Cobrança caucionada
Já neste caso, o banco faz a exigência de garantia para que os valores sejam adiantados para a sua empresa. Normalmente, o banco solicita como precaução todas as duplicatas de vendas da sua empresa, só após isso que o adiantamento é realizado.
É importante lembrar que as operações caucionadas precisam ser planejadas. Sempre avalie as vantagens e os possíveis riscos que esse tipo de operação pode trazer para a sua empresa. Aliás, o banco terá o direito sobre todas as duplicatas já conquistadas por sua empresa.
Endosso de duplicata
Uma outra forma de conseguir o desconto de duplicatas é através do endosso delas para o banco que sua empresa possui vínculo. Existem duas modalidades:
- Mandato: nessa modalidade o banco só se responsabiliza pela cobrança do credor;
- Translativo: nesse caso todos os direitos de crédito passam para o banco.
Entretanto, vale tomar cuidado, pois é uma modalidade que mais resulta em processos judiciais por consequências de empresas que obtiveram a confirmação do comprador.
Principais vantagens e desvantagens
Vantagens
- Não é necessariamente um empréstimo, pois o cliente usa a duplicata para conseguir o que já é direito da sua empresa;
- A liberação dos recursos é muito mais rápida.
Desvantagens
- Parte do que o cliente receberia é retirado, pois uma porcentagem do título é pago pela a outra empresa;
- É preciso cuidado e se planejar para que nada saia do controle, pois há a possibilidade da outra empresa não cumprir o contrato e a sua ter que arcar com as dívidas.
Agora que você já sabe como conseguir um desconto de duplicata, que tal compartilhar esse artigo com seus amigos nas redes sociais? Além disso, deixe seu comentário caso tenha alguma dúvida ou nos conte como foi a sua experiência com cada modelo de duplicata. Até a próxima!