
A carteira de trabalho é extremamente importante para ter os seus direitos como cidadão, por isso vamos te apresentar tudo o que precisa para fazer o agendamento e emitir a sua. Confira:
Quem pode solicitar a Carteira de Trabalho?
- Pessoas acima de 14 anos de idade;
- Brasileiros nativos e naturalizados;
- Estrangeiros;
Como solicitar o agendamento?
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) possui uma plataforma online para que o cidadão brasileiro possa agendar o serviço de forma fácil e simples.
Passo a passo para agendar o serviço:
1º passo: acessar o site
Inicialmente, você deve acessar ao sistema do Ministério do Trabalho e Emprego e clicar no menu “agendar atendimento”
2º passo: preencha as informações
Nessa etapa, será preciso preencher as informações solicitadas pelo sistema.
Além disso, é preciso especificar que o seu atendimento é para a “Emissão de Carteira de Trabalho Brasileiro”.
3º passo: escolha a unidade e horários
Depois de colocar corretamente as informações solicitadas, escolha a unidade mais próxima da sua residência e verifique os dias e horários disponíveis.
4º passo: informe seus dados pessoais
Para finalizar, informe seu CPF, data de nascimento e preencha o código de segurança disponibilizado pelo sistema para confirmar as informações.
Se no seu município ainda não há possui o agendamento online, não se preocupe. É possível conseguir mais informações de como agendar a sua Carteira de Trabalho na central de “Alô Trabalho”, para isso disque o número 158.
Quais os documentos necessários?
- Comprovante de residência;
- CPF;
- RG ou CNH;
- Comprovante de Estado Civil;
- Foto 3×4 com fundo branco;
- PIS (Programa de Integração Social);
Para retirar a 2ª via para brasileiros natos ou naturalizados:
- Documento que comprove a numeração da via anterior;
- Boletim de ocorrência (em caso de roubo, perda ou furto);
- CPF;
- RG ou CNH;
- Comprovante de residência.
Para retirar a 1ª via de estrangeiros:
- Visto de permanência;
- Acordo MERCOSUL;
- Identidade de Estrangeiro;
- Comprovante de residência;
- Protocolo da Polícia Federal;
- Documento original com foto, Passaporte ou outro documento que contenha registro civil e foto.
2° via para estrangeiros:
- Todos os documentos que são exigidos para emissão da 1° via;
- Documentação que faça a comprovação da numeração da via anterior;
- Boletim de ocorrência (em caso de roubo, perda ou furto);
Onde posso tirar a Carteira de Trabalho?
Diversas entidades e também órgãos públicos disponibilizam o serviço de emissão do documento. Para mais informações , acesse este link.
Porém, existem alguns órgãos principais que realizam esse tipo de emissão:
- Sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego;
- Sede da Gerência Regional do Trabalho;
- Postos de atendimento ao trabalhador (PAT);
E para quem mora em São paulo e Rio de Janeiro, é possível utilizar as unidades do Poupatempo, que prestam o serviço de emissão das Carteiras de Trabalho. Para isso, é preciso o agendamento para a retirada do documento, que inclusive sai de forma gratuita.
O que fazer quando perder a carteira de trabalho
É recomendado que se faça um boletim de ocorrência para recuperar as informações. Nos sites CADEG e RAIS são disponibilizados os históricos de registros da sua carteira de trabalho.
Via de continuação
Essa via só deve ser solicitada quando não houver mais espaços vazios disponíveis em sua carteira de trabalho.
É importante sempre garantir a não deterioração de sua carteira de trabalho para que as informações estejam legíveis para a solicitação desta via. É só fazer a solicitação nos mesmos postos que emitem as primeiras e segundas vias.
E você? Ja realizou o agendamento da Carteira de Trabalho? Conta pra gente a sua experiência nos comentários. E não se esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!